sobre a paura dos amigos e outros medos mais

esta semana estou vivendo, muito provavelmente, uma das etapas mais difíceis da operação banda oriental, marcada, fundamente, pela a) angústia (e essa hora de partir que não chega?!) e pelo b) medo das pessoas ao meu redor sentem em relação a viagens como a minha.

no que toca à ansiedade, é segurar a onda e pensar nos detalhes: depois de amanhã – sexta, dia 13 de janeiro – embarco em “la negra 2” e me largo rumo à banda oriental, via BR-471 até a fronteira e de lá uruguai afora.

então está tudo bem quanto a isso.

img_7758

problema todo é a “paura” que muitos de meus amigos, parentes e conhecidos estão sentindo desde agora, o que se manifesta, via de regra, por olhares carregados de piedade, abraços cada vez mais apertados e, em muitos momento, uma certa gravidade nas palavras e gestos.

pensando nisso – ah, como é bom saber que as pessoas se preocupam, mas quão melhor é alguém chegar pra você e dizer algo tipo “pô, cara, que legal; vai fundo, estamos na torcida e tals!…” – resolvi sintetizar, neste post, as três grandes diretrizes que têm norteado minha preparação desde abril de 2016, pelo menos, quando comecei a treinar: condicionamento físico, equipamento adequado e cultura de viagem.

dizendo delas, imagino, digo também dos cuidados que estou tomando em relação à operação banda oriental.

por partes, então:

CONDICIONAMENTO FÍSICO

este item responde, de certa forma, à pergunta que muitos me fazer: “credo, mas 2 mil km não é muita coisa!”?”

depende. é e não é. para os que não estão acostumados com pedaladas mais longas (meu caso, quando comecei), esta distância é impensável.

mas, para os que, como eu já vêm pedalando desde há um bom tempo, e sempre em um crescente – meu último pedal foi de 206 km em um dia – não é muita coisa, não; afinal, cicloturismo é sinônimo, também, de distância.

lembra o que escrevi neste espaço outro dia, no texto repicando post do face?  desde abril, quando comecei a pedalar, percorri 1.575 km – o “pico” foi no mês de agosto – 395,5 km pedalados; a maior distância de uma só vez, em outubro: 206,9 km entre santa cruz do sul e encruzilhada do sul e de lá para cá.

isso no que diz respeito ao condicionamento físico.

img_6659

especificamente sobre a parte alimentar, tenho tido acompanhamento regular de minha nutricionista desde então, pensando em perder peso (em março, quando comecei o acompanhamento nutricional, estava com 102,7 kg;  hoje, cerca de 90 kg, peso que considero ideal, considerando meu 1,85 metro de altura.

para a viagem propriamente dita, para além das refeições que irei fazer nos restaurantes dispersos pela estrada, seguirei as seguinte “dicas”:

+ barras de cereais caseiras com mel, que eu mesmo faço, nos intervalos do pedal.

+ frutas secas ( passas de uva, banana chips desidratada e figo desidratado) antes de iniciar o pedal.

+ sementes oleaginosas ( amendoim, castanhas) para lubrificação das articulações, energia de absorção mais lenta, fontes de selênio e magnésio (cansaço) antes de um pedal mais longo (quando eu atravessar o taim, por exemplo).

+ consumo sistemático de repositores eletrolíticos, carb up e gatorade, principalmente: são de extrema importância pra repor os sais minerais perdidos com o calor.

+ carb up sache ddurante o pedal, quando o suor for mais excessivo.

então está tudo bem quanto a isso.

EQUIPAMENTO ADEQUADO

é o item que, muito provavelmente, tenho prestado mais atenção desde que comecei a me preparar, a começar pela bike, uma  cannondale 29″ trail 5 preta – la negra 2 – que comprei na faccin bicicletas, apoiador da operação banda oriental, ainda em junho do ano passado.

pensando em sua manutenção – “e se furar um pneu? e se a correia estourar? e se…” – fiz um curso de manutenção em julho de 2006, ainda, que me ensinou basicamente como proceder e estou viajando com duas câmaras e uma corrente extra; com as ferramente necessárias à troca de um e outro, sem falar, claro, nos equipamentos de segurança, tais como câmara, óculos, espelho, capacete etc.

oficina dia 5 de julho - 1
a primeira corrente remendada a gente não esquece!

roupa? de ciclismo,  tanto para o inverno (vai que esfria? que chove?) como para o verão, claro.

pedal 11 de junho
comecei a pedalar no inverno; estou equipado de houver frio na estrada

onde dormir? em hotel, pousada, camping, postos de gasolina; onde der e for seguro, enfim. nos alforges, além de barraca, estou levando saco de dormir, rede e uma manta de lã, para alguma necessidade.

CULTURA DE VIAGEM

tenho adquiro de três formas, principalmente: por meio do contato com outros ciclistas (pessoalmente, pelas redes sociais ou por este espaço); nas pedaladas que tenho dado (sempre se aprende alguma coisa, por menor que seja o percurso); e, também, por meio das leitura de livros e reportagens a respeito do tema. no link leituras de viagem deste blog, por sinal, comento algumas das leituras que tenho feito.

a mais leitura mais recente, que eu classificaria como imprescindível, foi o manual de mountain bike e cicloturismo (kalapalo, 2012), de guilherme cavallari.

como o nome sugere, encontramos, no livro, muito do que precisamos saber antes de partir, tudo isso ilustrado e descrito de forma muito clara e precisa.

Isso tudo em 178 páginas repletas de fotos, tabelas e ilustrações. o preço sugerido no site é de R$ 39,00 e eu, como disse, recomendo muito, sejamos iniciantes ou profissionais.

capa-manual-de-mountain-bike-e-cicloturismo-1-mb

mais tranquilos, agora? legal! vamos juntos, então: faltam apenas dois dias, contando com hoje, para o momento da partida, e é preciso arrumar os alforges, ainda.

Um comentário sobre “sobre a paura dos amigos e outros medos mais

Deixe um comentário

